A Empresa

Sobre

Somos especialistas em comércio eletrônico. Conheça nossa história

Sucesso

Conheça algumas histórias de sucesso e projetos.

Mercado

Conheça mais sobre o mercado de comércio eletrônico no Brasil e inspire-se para crescer.

Serviços

Webdesign Comércio Eletrônico

Webdesign com foco em comércio eletrônico. Conheça nosso diferencial.

Consultoria

Aumente a previsibilidade e chance de sucesso do seu negócio.

Auditoria & OnPage SEO

Melhore o site que já possui, com ajustes técnicos que melhoram seu posicionamento.

Integrações

Integre seu negócio com as principais plataformas como de ERP e envios de emails.

Configuração Emissão NF

O setup para emitir notas fiscais é bastante técnico. Deixe a dor de cabeça com a gente.

Hospedagem Comércio Eletrônico

Hospedagem otimizada para comércio eletrônico. Contrate a sua.

Contato

Suporte

Precisa de ajuda? Fale conosco através do chat ou envie um email.

Documentação

Acesse toda a documentação e tire o máximo de proveito do seu site.

FAQ

Perguntas frequentes sobre comércio eletrônico.

Imagens contam histórias, e imagens para comércio eletrônico ainda mais. De nada adianta um site lindo, com imagens ruins. Veja como melhorar as imagens para seu e-commerce e aumente suas conversões.

São muitas as etapas para colocar um e-commerce no ar e mantê-lo funcionando, mas se você pecar na hora da foto, pode jogar ralo abaixo o seu tempo e dinheiro. Tamanha é a importância da imagem em uma loja virtual. 

As fotos de e-commerce são mais do que apenas fotos de produtos. São representações visuais de como seu produto deve ser usado e também transmitem o espírito de sua marca. Sim, boas fotos de e-commerce são poderosas.

A primeira coisa que os compradores desejam ao visitar seu site é ver as imagens dos produtos. É seu trabalho garantir que eles vejam seus produtos rapidamente. A BBC News descobriu que os consumidores não vão esperar mais de três segundos para que um site de e-commerce carregue totalmente suas páginas.

A1Sn5JYA4I5hxrxs0-aW5dT46jq_Fj6I2d_g9SN1-dBytgQg92saH84724mUFkxnhVEYKcgHeBCMHdYWo8Yrb9qWFvSs4FDvAvAii0V2vzD60GZwwSV1oN6UkFkTkPFu9YC_BO8b
O que os compradores buscam online

Quando falamos em boas fotos de produtos de e-commerce, você reconhece uma quando a vê. Eu aposto que você poderia pensar em pelo menos cinco lojas com fotos incríveis de produtos. Talvez algumas até o influenciaram a comprar ou ver essa marca de uma maneira mais favorável.

As vendas online crescem verticalmente, mas não se engane. O consumidor está cada vez mais exigente e oferecer uma boa experiência de uso é fundamental para o sucesso do seu negócio. 

Ainda que a praticidade de comprar online ganhe muitos adeptos, é preciso ter em mente que é uma experiência distinta da loja física, onde um vendedor pode tirar todas as dúvidas e o cliente pode tocar o produto, experimentar, ver com “os próprios olhos”. Por isto é necessário um esforço para aumentar as chances de o seu cliente chegar até a sua loja, navegar e finalizar a compra. 

Por exemplo, 3 em cada 10 consumidores não finalizam a compra online por falta de informações do produto. Uma grande perda, não?

Além de informações detalhadas, as fotos são imprescindíveis para converter e fidelizar o seu cliente. A foto é o grande atrativo do seu site. De nada adianta investir em tudo o mais se um visitante chegar ao seu e-commerce e ver uma foto desfocada, mal iluminada ou que demora para carregar. É o que sempre dizemos aqui na eikonikos… não há mais espaço para amadores.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância da foto saiba que é ela que vai fazer o seu cliente clicar em comprar ou abandonar a sua loja.

Digamos que você está buscando por um presente para a sua mãe, que mora longe. Você arriscaria comprar uma bolsa em que a foto está em baixa resolução? É até difícil confiar em uma loja dessas. Acho que você concorda.

Buscando no Google por Scarpin preto em nobuck, encontramos alguns resultados. Algum deles chama mais a sua atenção?

S_DmhmuvX1yyHfNkeAXjvnmEAIOzOLJL1OU2aeEREodw7CP2_aYfS_d79O5lrVSiK6dz70R5MQdR-hL1lUl66k_RQCk2ZApkd5hCc_1ml-16XUp3_rFObwbigXTnJLlnUtkqYb1C
sVZd57oquTcHU2eOZczzzwhI4d3F7x7dy6kB-Wf826HAi64aDeRmm4-8BMFk9JHuR4sh2i2SCJrHZcn4ezvMUcH4_hMvzp6ORS3WHVexACd1_ez0PRkr3lbbqA9F6qp62IQPNXyF
MP9kyakagqEEVg65eqJEgdLue1roTusawyebt0MVtWR7jy3jT3ESvcK50f55GnZDlrFolAOEE1Zp14zQ_VppPmlGR9Dewmrv-EYnGcRIOThj-UubC3NlXiCbJRNVWmonSNEFSDmG

Quais são os fatores mais importantes para uma imagem em e-commerce?

Qualidade

A imagem deve ter uma boa resolução, nitidez, iluminação. Foto desfocada ou pixelada é imperdoável. Imagens de alta qualidade convertem melhor do que imagens de qualidade inferior.

Um estudo de 2009 descobriu que os compradores têm três vezes mais probabilidade de converter em sites que incluem imagens de alta qualidade (incluindo a capacidade de aumentar o zoom) do que aqueles com imagens de qualidade inferior. Mais recentemente, um estudo descobriu que imagens de alta qualidade ajudaram a estabelecer a confiança entre os compradores online.

Quanto mais pixels a sua foto tiver, mais nítida ela será. A resolução das imagens pode ser medida basicamente de duas formas. Em Pixels por Polegada Quadrada (DPI, na sigla inglesa) ou em Pixels por Centímetro Quadrado. Quanto mais pixels, melhor a definição da foto.

Porém, quando você aumenta demais a resolução das suas imagens, diz-se que elas ficam demasiadamente pesadas. Ou seja, seu tamanho em Kb também aumenta, o que pode fazer com que a abertura da página de produto se torne mais lenta.

Nesse caso, procure usar uma resolução tal que permita que a ampliação da foto no sistema de zoom da página de produto fique perfeita. Na maioria dos sites e-commerce são utilizadas fotos com 72 DPI.

As fotos baixo têm o mesmo tamanho mas com qualidade distintas.

quer imagens melhores para seu comercio eletronico. Veja como

Considere os tamanhos mínimos:

640×640 pixels para imagens quadradas

480X 640 para fotos retangulares

Importante: Quando você escolher um tamanho, utilize-o em todas as fotos, de todos os produtos,  para evitar que a sua loja fique desorganizada, com fotos de tamanhos distintos. Isto deixará com uma cara pouco profissional. É importante padronizar.

Formato e tamanho da imagem para comércio eletrônico

Ainda que seja necessária uma boa resolução a sua foto não pode ser pesada para não comprometer o tempo de carregamento, tão crucial no e-commerce. O formato .jpeg consegue deixar a foto mais leve que a extensão .png e por isto é mais indicada. Existem aplicativos, até mesmo online, que comprimem fotos em lote.

Cada foto que você vai disponibilizar no seu e-commerce deve ter entre 150K e 600K. Fotos com 1M está no limite do aceitável, ainda que não seja recomendado principalmente para navegação no celular.

  1. Fundo branco: Comprovadamente aumenta a conversão. Em marketplaces é uma exigência, e eles sabem o porquê. Tio Bezos não é o homem mais rico do mundo à toa. Vamos usar o que funciona e parar de tentar inventar a roda.
  2. Imagem clean: Evite colocar mensagens, texto, preço. Deixe isto para a descrição do produto ou para imagem usada em campanhas e/ou redes sociais.
  3. Indicação de tamanho: Uma foto com fundo branco não dá a ideia de tamanho/ dimensão do produto. Você pode incluir uma foto com algum objeto que sirva como comparativo visual. Por mais que tenha as medidas na descrição do produto é como dizem: uma imagem vale mais que mil palavras.
  4. Quantidade: Você compraria uma blusa online que só tem uma imagem disponível mostrando o produto? Pouco provável, né? As taxas de conversão aumentam com o número de imagens de um produto. Em um estudo com milhares de listagens do eBay , os pesquisadores descobriram que passar de zero imagens para uma dobrou as taxas de conversão e passar de uma para duas taxas dobraram novamente.Disponibilize múltiplas imagens, mostrando diferentes ângulos, lados e detalhes. Considere três imagens secundárias por produto.
  5. Produto em uso: Dependendo do seu nicho considere mostrar o produto sendo utilizado.
  6. Espaço negativo: O produto principal deve ocupar pelo menos 50% da foto (85% para a Amazon).
  7. Fidelidade: Se você for fazer fotos em estúdio ou tirar as próprias fotos, verifique se a cor do produto na foto está fiel. Ajustes na hora de fotografar podem alterar muito a realidade. E isto pode causar problemas com o seu cliente. Uma das maiores reclamações recebidas por e-commerce é o cliente receber um produto diferente do mostrado na foto, sabia? Pelo mesmo motivo não é indicado a utilização de filtros.
  8. Variações: Se o seu produto tem cores diferentes, todas elas devem ser fotografadas e mostradas, obrigatoriamente.
  9. Imagens Hero: Uma imagem hero condensa as informações do produto e fornece quatro pontos básicos que são facilmente legíveis: Qual é a marca? Qual é o produto? Qual é a variedade? Quanto tem no pacote? A Unilever fez um teste para verificar se as imagens hero realmente alteravam a taxa de conversão no e-commerce. E o resultado é que as vendas semanais de um produto com imagens hero aumentaram em 74,5% em relação à imagem convencional.

Principal benefício: as imagens do produto são renderizadas e como oferecem todas as informações já na foto, aumenta a taxa de conversão em dispositivos móveis. 

Na imagem abaixo um exemplo de hero image. Informação sobre o nome do produto e o rendimento (64 loads)

melhore as imagens dos seus produtos

Quando usar: se o seu produto vier em uma embalagem múltipla ou em diferentes variedades, é importante usar uma imagem hero como sua imagem principal no celular. As marcas podem usar frases de destaque fora da imagem principal do produto para fornecer o tamanho ou o número de itens. Não é indicado para produtos de moda e/ou alto valor agregado 

  1. Vídeos: São um excelente diferencial principalmente em peças de alto valor e também ajudam a aumentar a conversão. Dependendo do seu nicho os próprios fornecedores podem disponibilizar. Se você tem uma loja de pequeno porte saiba que um vídeo feito com o celular já ajuda bastante. Vídeos simples, curtos e sem efeitos são suficientes e preferíveis.
  2. Nomeie corretamente: Quando você tira uma foto com celular ou com uma câmera ela normalmente é nomeada no formato IMG_20201217_094104 ou DSC00534. Mesmo que a sua foto não precise de nenhuma edição não faça upload no seu site com esse nome. Renomeie cada uma delas com o nome ou descrição do produto, por exemplo scapin-nobuck-preto.jpg. Isto vai ajudar no posicionamento orgânico e nos buscadores.
  3. Modelos: Se o seu nicho é de moda, considere inserir fotos com modelos e na descrição indique as medidas da(o) modelo e o tamanho da peça utilizada. Este é um diferencial que pode fazer com que o usuário compre de você e não do seu concorrente.
  4. Packshots: As packshots têm parâmetros semelhantes às imagens principais e também podem ocupar o papel da imagem principal. Mas packshots representam o produto inteiro e sua embalagem como aparece na vida real, enquanto a imagem principal pode ser editada para mostrar outros elementos do produto (dependendo do e-tailer) ou pode desconsiderar a embalagem completamente.
como melhorar as imagens do seu e-commerce

Benefício principal: Packshots ajudam os compradores a visualizar o que é o produto. Certifique-se de que o packshot seja bem iluminado e mostre cores naturais para que os clientes tenham expectativas realistas.

Quando usar: um bom momento para usar um packshot é quando a embalagem de um produto desempenha um papel após a compra, por exemplo, em cosméticos, suplementos, itens eletrônicos multipack e itens de cuidados pessoais. Dito isso, qualquer produto físico pode se beneficiar de um packshot profissional.

  1. Otimização: A sua loja deve ser otimizada para funcionar perfeitamente em todas as telas. Afinal de contas as vendas em smartphones representam uma grande oportunidade em crescimento. Você já entrou em um site pelo smartphone em que ele estava todo desconfigurado? É muito frustrante! Se você é cliente eikonikos não se preocupe, a sua loja é otimizada.

Pensamentos finais

O tempo que você gasta na produção de imagens de qualidade para o seu  comércio eletrônico valerá porque o retorno é em forma de vendas. Se você for um empreendedor iniciante ou pequeno, provavelmente faz as suas próprias fotos, principalmente as de still. Pode ser que leve um tempo para que as suas fotos fiquem ideais mas com o tempo fará parte do seu fluxo de trabalho em fotografia de produto.