eikonikos consultoria

Como Planejar 2020 Estrategicamente

Uma vez mais chegamos ao final de um ano, e este é aquele momento que as pessoas utilizam para rever seus objetivos e traçar novas metas.

Em nossa última publicação de 2019, compartilho um método para um planejamento eficiente e duas ferramentas que criamos e que compartilho gratuitamente para traçar nossos objetivos e acompanhar.

Este post também é a estréia de uma ferramenta que vou passar a utilizar mais, que é Podcast. Todos nós temos pouco tempo para parar e ler um texto, por isto acho áudio tão eficaz. Resolvi adotar algo que utilizo no dia a dia no meu próprio negócio.

Caso prefira ler, não tem problema, todo áudio virá com a transcrição logo abaixo.

Escute o áudio

Prefere ler? Veja a transcrição do Podcast

Uma coisa que é muito legal sobre o tempo em que todos nós temos vinte e quatro horas por dia.

Não há nenhum lugar na terra onde a pessoa tenha mais tempo. Por exemplo, um lugar onde a pessoa tenha trinta horas, ou outro lugar onde ela tenha menos tempo. Então tempo acaba sendo uma questão de percepção e de planejamento. O resultado que você obtém, é diretamente ligado ao modo como você planeja a sua vida, como você executa aquilo que você planejou.

Por isso é muito importante que a gente possa fazer um planejamento adequado e ter uma visão clara do que você pretende atingir.

Chegamos mais uma vez ao final do ano e esse é aquele momento que as pessoas tiram para avaliar resultados, para ver se aquilo que elas gostariam de ter feito em dois mil e dezenove, realmente foi feito.

Também é o momento de traçar novos planos para dois mil e vinte, mas de nada adianta você definir vários planos se você de maneira recorrente, não atinge nenhum. Você com certeza conhece casos onde a pessoa quer perder peso, define que será dez quilos para poder ter um corpo mais saudável, passa um mês e a pessoa tem que agora perder quinze, não dá né?

Por isto, é importantíssimo que você tenha uma visão clara do que quer fazer, mas que você também tenha acompanhamento rotineiro para não acontecer isto, para não ser pego de surpresa e acabar desistindo das metas que você se coloca.

Metas são importantes também para que você possa obter da vida aqueles resultados que você tem como medida do seu sucesso. Sucesso é uma métrica subjetiva, mas é importante que você tenha uma visão clara do que é para você e defina um rumo, um caminho para chegar até lá.

Vou compartilhar aqui algumas ideias de planejamento e duas ferramentas , que é utilizo para fazer o planejamento anual.

Antes, quero dizer o que funciona para mim para criar metas factíveis.

Primeiro, não adianta definir um monte de objetivos. Não adianta colocar coisas que você sabe que não vai conseguir atingir. Sugiro que você escolha dez objetivos. Os mais importantes que você quer fazer em dois mil e vinte e depois que fizer isso, risque oito e reduza para dois.

Muitos objetivos fazem a metas fracassarem. Não adianta você querer fazer um monte de mudanças e ao final do ano, perceber que não fez nada.

Vamos supor que no começo do ano, seu objetivo era perder peso, ou, trocar de carro ou talvez conseguir um novo trabalho. O final do ano chega, e você vai ver que não fez nada.

Ai, em um rompante, brada aos ventos "Agora vai, agora é o ano da mudança!", se você não tiver uma visão muito clara, objetiva e concisa, isso não irá funcionar, por isto, sugiro que você escolha dois.

É importante também que a sua meta seja mensurável. Dizer "eu quero mais dinheiro para dois mil e vinte", não é uma meta, é um sonho.

O correto é dizer algo como, "quero dez mil por mês de renda extra em seis meses". Isso é uma meta , que permite que se trace o caminho para ver como é que você vai chegar lá.

Quebrar seu plano em pequenos pedaços, porque é muito mais fácil você fazer pequenas coisas no dia a dia do que colocar grandes metas que acabam, às vezes trazendo o desânimo.

Vamos supor que você queira juntar uma renda e deseje que ela seja de dez mil reais ao final de 2020. Juntar este valor de uma vez, pode ser complicado, mas se você guardar R$ 5 por semana, e a cada semana aumentar este valor em R$ 5, no final do ano, você terá quase sete mil reais na sua conta.

Há um livro chamado A Uma Coisa (link na descrição) onde o autor diz que o segredo para cumprir seus objetivos, e primeiro:

ter uma visão clara,

traçar metas por períodos,

Pensando nisso, decidi compartilhar uma ferramenta gratuita que criamos. É uma planilha que permite uma visão do seu ano inteiro de dois mil e vinte, uma maneira muito simples, permite quebrar em pequenas etapas aquilo que você deseja fazer.

Abaixo há o link para a planilha e também o vídeo de como utilizar. Também inclui uma ferramenta que permite perceber o que é prioritário para o seu projeto avançar.

Espero que este post ajude, e se você gostou, compartilhe!

Aproveito para desejar um excelente 2020


Vídeo Planejamento estratégico


Links úteis

livro "A única Coisa" : https://amzn.to/2QxQfJT

???? Planilha Planejamento Estratégico 2020

???? Planilha Método RICE 2020

Webdesign e Tecnologia com foco em Comércio Eletrônico

Escritório

Rua Haddock Lobo, 595
C8RQ+P9
São Paulo - SP
CEP 01414-002
Brasil
Inscreva-se e fique sabendo antes as principais técnicas e ferramentas para desenvolver seu comércio eletrônico.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram