Como tirar fotografia para comércio eletrônico

Se você já tem uma loja, ou ainda está montando, as imagens da sua loja são um dos elementos mais importantes para o sucesso do seu negócio, e podem ser a razão da baixa conversão mesmo de loja já estabelecidas.

Não é incomum que identifiquemos em nossos processos de auditoria que as imagens não sejam as melhores para converter em vendas. Queremos que as imagens representem a qualidade do seu produto, e a sensação que ele passa ao ser utilizado.

Se você vende por exemplo uma cafeteira, é ideal ter imagem que mostrem o produto sem qualquer fundo, para que o interessado possa ver o produto em detalhes, e outras, com detalhes de uso, que remetam ao cliente utilizando o produto.

Por exemplo, abaixo, na primeira imagem, seria a foto principal a ser exposta em sua loja, e na segunda, o uso. 

Você não precisa contratar o Matt Damon para suas fotografias, mas é importante, que suas imagens reflitam o conforto e situações de uso do seu produto. Lembre-se, o cliente não terá contato com seu produto até que o receba, use sua criatividade para tirar fotos que enaltecam as qualidades do seu produto.

Se você vende roupas infantis por exemplo, podem ser fotos em estúdio de crianças usando sua roupa, ou, somente a peça com um fundo mais ” confortável” do que um frio fundo branco. É comum utilizar uma pelúcia ou algo que dê uma cara mais ” viva” em suas imagens.

Em um cenário ideal teríamos:

– Fotografias com fundo branco mostrando somente o produto e suas qualidades técnicas

– Imagens de uso do produto, com montagens, pessoas utilizando.

– Se for tirar fotos com pessoas usando, contrate um fotógrafo profissional ou invista em aprender, utilize equipamento adequado e iluminação própria para fotografia.

Como tirar fotos dos meus produtos para meu ecommerce?

Se você for tirar fotografias por conta própria dos seus produtos, faça de maneira profissional! Fotógrafos cobram caro por um motivo. Os equipamentos, iluminação e edição são caros! Entendo que a maior parte das pessoas, ao menos no começo, não possam ter alguém dedicado a isto ou mesmo contratar para um profissional para tirar as fotos de todos os produtos, isto pode ser bastante caro.

O objetivo deste guia, é ensinar você, proprietário, a tirar suas fotos da melhor maneira possível, mas será necessário um investimento mínimo em equipamentos e iluminação.

Vamos começar?

1. A iluminação

Sem dúvida, um dos aspectos mais importantes da fotografia. Sem luz, ou com luz inadequada, seus produtos ficam sem graça e as cores podem ficar diferentes da cor que o produto realmente possui.

Também não é incomum, ao utilizar iluminação inadequada para fotografia, que apareçam riscos nas imagens, como faixas que apareciam em TV’s antigas.

Isto ocorre se as lampadas são de LED ou fluorescentes. Para resumir a explicação, a energia elétrica que temos em casa é chamada de corrente alternada, o que quer dizer que os eletrons ficam indo e voltando nos cabos (alternando o sentido, por isso do nome). No exato momento que ocorre a inversão no sentido da corrente elétrica, a potência de tudo que consome a energia fica em zero, pois os eletrons param por um instante para começar a voltar no sentido oposto. Nesses momentos a luz apaga.

No Brasil a frequencia da corrente é de 60 Hertz, o que quer dizer que essa inversão no sentido da corrente acontece 60 vezes por segundo. Por isso as luzes piscam nessa mesma frequencia.

Já o sensor das cameras trabalha com varredura dos pixels.. basicamente ele começa gravando a imagem de cima para baixo, em linhas horizontais, o que significa que a parte de cima da imagem é gravada em um momento ligeiramente diferente da parte de baixo, esse é o tempo que o sensor da camera leva para varrer toda a imagem.

Isso tudo é muito rápido e imperceptível em condições normais, mas quando se lida com uma luz também piscando muito rápido as coisas começam a se sincronizar e dar errado.

As listras acontecem porque no momento que se está tirando a fotografia, enquanto o sensor da camera está fazendo a varredura da imagem pra salvar a foto, a luz pisca. Isso causa uma faixa preta na tua imagem, pois enquanto o sensor estava salvando a imagem naquelas linhas da faixa preta, a luz estava apagada.

A solução mais adequada para isso é trocar as lampadas. Lampadas feitas para fotografia normalmente funcionam em corrente continua, não alternada

Recomendamos no mínimo três lâmpadas de luz contínua, utilizando duas de maneira cruzada e outra acima do produto, para evitar sombras. Estas lâmpadas fornecerão luz suficiente para que a fotografia fique com excelente qualidade, e por serem próprias para fotografia, não aparecerão as faixas.

Estas lâmpadas são bem mais caras que comuns, mas, suas fotos ficarão sem os riscos e com com boa resolução. Também duram muitos anos, então, vale o investimento.

2. Como montar meu mini estúdio fotográfico.

O primeiro passo, é trabalhar com um fundo que seja fácil de remover posteriormente. Algumas pessoas utilizam fundo branco. Se você possui produtos brancos ou com cores claras, isto irá dificultar e encarecer o processamento da imagem. 

Aconselhamos o uso de um fundo verde, que dará contraste suficiente para remoção posterior. Utilize o tecido helanca na cor verde claro, que é o mais indicado por suas característica de não amassar, o que evitar sombras.

Com as lâmpadas, a helanca verde e um celular com boa resolução, você já possui tudo que precisa. Se puder investir, compre um tripé, suas fotos ficarão mais firmes.

3. Como tratar as imagens

Agora que tirou as fotos, é o momento de remover o fundo verde, para que suas imagens fiquem próprias para uso. Não vou entrar em detalhes em como fazer isto, mas existe, dezenas de tutoriais na internet e softwares como Photoshop que fazem isto.

Caso prefira, aqui na Eikonikos, temos um pacote de edição de imagens para comércio eletrônico. Se tiver interesse, entre em contato conosco que enviamos as informações.

 

4. Quais são as dimensão ideais da minha imagem?

Caso resolva tratar suas próprias imagens, procure deixá-las na proporção 1:1.

Considere também o peso das imagens no processamento final. O ideal é deixar com 1024 x 1024 com 72 dpi. 

Coloque o título adequado nas imagens, para refletir seu produto.

Salve as imagens em jpeg. Se você hospeda seu site conosco, faremos otimizações posteriores, para melhorar ainda mais a performance ao servir as imagens.

A imagem abaixo, por exemplo, está na proporção 1:1. Considere isto na hora de tirar as fotos, para que seu produto fique devidamente enquadrado.

A intenção deste breve artigo foi dar orientações gerais. Caso tenha alguma dúvida, ou queira melhorar seu negócio, entre em contato com a gente!

Gostou deste artigo? Compartilhe