eikonikos consultoria

Google Ads para comércio eletrônico

Google Ads para e-commerce vale a pena? 

 

A venda de seus produtos e serviços depende da sua capacidade você ser visto pelo maior número possível de pessoas. Assim como as lojas tradicionais, as pessoas encontram seus produtos enquanto "passeiam" (ou navegam), mas com o comércio eletrônico, seu alcance vai muito além da sua localização física.

Em vez de esperar que as pessoas te encontrem, a publicidade digital proativa te mostra para os seus possíveis clientes. Com anúncios nativos, redes de descoberta de conteúdo e até mesmo marketing de mídia social, pessoas de todo o mundo estão expostas à sua marca.

Mas ainda há mais uma maneira de ser notado. Ao aproveitar o poder do Google Ads, você fica na frente de pessoas que já estão pesquisando os tipos de produtos e serviços que você oferece. Mas se você nunca usou o Google Ads, isso parece intimidador. Por isso, preparamos este artigo de Google Ads para mostrar como é fácil começar. 

Nota: Se você já ficou confuso com o Adwords, o Google Ads, a Rede de Display do Google, os anúncios do YouTube - e como todos eles usam a mesma plataforma do Adwords? Você não está sozinho. Por isso o Google mudou o nome dessa marca apenas para o Google Ads. Espero que isso esclareça um pouco as coisas.

 

O que são os anúncios do Google?

 

Os anúncios do Google estão em toda parte. Você os encontrará na parte superior das Páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (Posicionamento orgânico) quando as pessoas pesquisam determinadas palavras-chave, como "como faço isso ...", no lado das páginas da web e até nos vídeos do YouTube.

Dependendo de onde você deseja focar sua publicidade, há cinco tipos de anúncios para escolher: pesquisa, exibição, compras, vídeo e anúncios de aplicativos universais.

 


 

 

Digamos que você seja um varejista de calçados on-line; veja como funciona cada um desses tipos de anúncio:

 

Pesquisar anúncios

Estes são os anúncios que aparecem na parte superior das pesquisas do Google. Se alguém pesquisar "os melhores tênis de corrida", é assim que os anúncios aparecem:

 


 

Antes mesmo de as pessoas chegarem aos resultados (orgânicos) da pesquisa, elas recebem uma lista de opções para clicar. Quando você incorpora as palavras-chave inseridas no Google, seus anúncios são exibidos no topo da lista de resultados de pesquisa. A diferença entre esses anúncios e os outros resultados de pesquisa é que você paga para ser visto, enquanto os resultados orgânicos de pesquisa padrão são exibidos com base na classificação de SEO. Quando as pessoas pesquisam palavras relacionadas a tênis de corrida, seu anúncio é exibido automaticamente.


 

Os anúncios da Rede de Pesquisa são benéficos porque são exibidos quando as pessoas já estão pesquisando produtos como o seu. Ao pagar por um anúncio, você garante que seus produtos sejam vistos primeiro perante seus concorrentes.

 

Exibir anúncios

A principal diferença entre os anúncios gráficos e de pesquisa é que, diferentemente dos anúncios de pesquisa nos quais os clientes têm interesse no que pesquisam, os anúncios gráficos são voltados para pessoas no estágio de conscientização do ciclo de compra. Eles podem não estar procurando produtos específicos como o seu, mas exibir anúncios que oferecem vantagens - como um guia gratuito para novos corredores - obterá leads para entrar no seu funil de vendas.

 

A escolha de palavras-chave para anúncios gráficos é um pouco diferente dos anúncios da Rede de Pesquisa. Em vez de "tênis de corrida", tente palavras-chave relacionadas, como "meia-maratona no Rio de Janeiro" ou "grupos de corrida no meu bairro", e seu anúncio será exibido nos sites que o Google determinar que correspondem a essas palavras-chave.

 

Dica profissional: você pode verificar seus relatórios de canais automáticos para garantir que seus anúncios sejam exibidos apenas em sites relevantes para maximizar suas conversões. Para gerenciar essa lista, clique no ícone da ferramenta no canto superior direito do painel do Google Ads e selecione "listas de exclusão de canais" no menu pop-up.

 

Anúncios do Shopping

Como os anúncios de pesquisa, os anúncios de compras também aparecem na parte superior das páginas de resultados de pesquisa do Google e segmentam pessoas que estão na fase de interesse ou consideração do ciclo de compra. Os compradores têm uma boa ideia do que estão procurando. Portanto, exibir seu anúncio aqui aumenta as chances de converter leads e aumentar suas vendas.

 


 

 

Esses anúncios são uma maneira conveniente de aumentar o tráfego no seu site. Se você tiver um inventário que está tentando vender rapidamente ao lançar produtos mais novos, use anúncios de compras, pois eles informam rapidamente aos clientes onde encontrar você e seu produto on-line, o preço, as vantagens - como frete grátis ou desconto - e incluem uma imagem do produto. Isso fornece aos clientes um balcão único para decidir se o seu produto atende às suas necessidades e, em seguida, efetuar uma compra.

 

Basta criar uma campanha de anúncios de compras e fazer upload dos dados do seu produto no Google Ads. O Google garantirá que esses anúncios sejam exibidos nas pesquisas quando os clientes pesquisarem termos relacionados.

 

Anúncios em vídeo

Os anúncios em vídeo geralmente são exibidos antes ou durante os vídeos do YouTube. Se seu público-alvo gosta de assistir a vídeos de treinamento de corrida, é possível colocar seus anúncios de tênis de corrida no início ou no meio desses vídeos. Isso mostra aos espectadores como seu produto pode ser usado como parte do treinamento. Alguns anúncios exigem que os espectadores os assistam na íntegra antes da reprodução do conteúdo do vídeo. Essa é uma ótima maneira de garantir que os leads ouçam sua oferta completa antes de clicarem. Além do anúncio em vídeo, um anúncio gráfico também aparece ao lado do vídeo como um lembrete para os espectadores clicarem para saber mais.

 

Aqui está um exemplo de um anúncio em exibição antes de um vídeo e o anúncio gráfico ao lado do vídeo.


 

Mantenha o anúncio gráfico simples e vá direto ao ponto. Como o anúncio da Monday, porque, com tantos vídeos para escolher, é fácil para os espectadores seguir em frente e não voltarem se a chamada do seu produto não for clara. Além disso, inclua um botão de call to action (CTA) mais atraente do que "clique aqui" ou "contato". O CTA deve informar aos clientes potenciais o que eles devem fazer - como "Inicie seu teste hoje" - ou os benefícios que eles receber, como "É grátis".

 

Anúncios universais de aplicativos

Se você possui um aplicativo para dispositivos móveis, o recurso de anúncios universais para aplicativos é uma maneira essencial de divulgá-lo. O uso das redes do Google, como a Pesquisa Google, Play, YouTube, Gmail e outros, permite que seu anúncio seja visto por públicos relevantes. No Google Play, seu anúncio será exibido na parte superior dos resultados de pesquisa, dependendo das palavras-chave inseridas.

 

Quando você envia sua cópia de anúncio e imagens para o Google Ads, o Google cria automaticamente combinações dos dois e coloca os anúncios onde eles serão vistos pelo público-alvo certo. Assim como nos anúncios da Rede de Pesquisa, você pode decidir em qual aplicativo os anúncios devem se concentrar. Por exemplo, você pode optar por se concentrar nas conversões de aplicativos se estiver lançando um aplicativo complementar para o seu produto - como um rastreador de fitness ou um planejador de refeições se vender tênis de corrida - e quiser aumentar sua base de usuários rapidamente.

 

Primeiros passos: como criar e gerenciar anúncios para comércio eletrônico

 

Agora que você tem o básico dos tipos de anúncio disponíveis na Rede do Google, a próxima parte deste guia do Google Ads mostrará, passo a passo, como configurar uma campanha e gerenciar seus anúncios.

 

Se você pensa no Google Ads como um sistema hierárquico, as campanhas estão no topo com vários anúncios embaixo de cada campanha. Ads são anúncios individuais que promovem um produto ou serviço relacionado à campanha. Uma campanha pode ter um anúncio ou vários anúncios, dependendo de como você escolhe anunciar seus produtos. Portanto, se sua campanha for chamada de "tênis de corrida", os anúncios da campanha poderão ser mais específicos, como tênis de corrida, tênis de longa distância e assim por diante. 

Para criar uma campanha e os anúncios correspondentes, você precisa configurar uma conta do Google Ads. A inscrição é gratuita e você é cobrado apenas quando os leads clicam nos seus anúncios. Acesse https://adwords.google.com.br para se inscrever.

 

Depois de configurar sua conta, você será solicitado a criar sua primeira campanha. Você não precisa criar uma campanha imediatamente. Ao fazer login novamente, você será direcionado ao painel do Google Ads, onde poderá criar novas campanhas.

 

Considerações 

 

Planeje antes de começar. Leva algum tempo para configurar sua primeira campanha, mas, à medida que você executa mais campanhas, você vê a rapidez com que os anúncios são exibidos. No entanto, reserve um tempo para refletir sobre o objetivo do seu anúncio para saber o que rastrear quando os anúncios estiverem em exibição. Organize-se e configure uma campanha para cada uma de suas categorias de produtos. Acompanhe os parâmetros que você usa no Planilhas Google para poder olhar para trás como referência para futuras campanhas.

Experimente contratar um copywriter  para obter resultados com mais conversões. À medida que você conhece seu público-alvo e com que tipo de anúncio e conteúdo eles mais se envolvem, você pode personalizar seus anúncios com o tempo. Todos os aspectos de seus anúncios são flexíveis. Portanto, teste combinações diferentes para ver quais resultam aumentam o fluxo de pessoas que chegam ao seu funil de vendas.

Faça testes!  Você pode segmentar seu público-alvo com base em onde eles estão ou onde deseja vender seu produto, para que apenas as "pessoas certas" vejam seus anúncios. Por exemplo, se você planeja entrar em um novo mercado, execute um novo anúncio antes de promover o fato de estar expandindo. Veja como esse novo público responde e faça ajustes na sua campanha. Considere essa abordagem como outra forma de pesquisa de mercado em que os resultados ajudam a refinar a segmentação de anúncios para um pequeno grupo antes de começar a exibir campanhas promocionais formais.

Como costumamos dizer, a melhor estratégia é não colocar todos os seus ovos em uma só cesta. Faça bom uso do Google Ads mas se as suas vendas dependem disto, algo está errado.

 

Ao seu sucesso!

Webdesign e Tecnologia com foco em Comércio Eletrônico

Escritório

Rua Haddock Lobo, 595
C8RQ+P9
São Paulo - SP
CEP 01414-002
Brasil
Inscreva-se e fique sabendo antes as principais técnicas e ferramentas para desenvolver seu comércio eletrônico.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram