eikonikos consultoria

Google Display Network - O que você precisa saber?

Anúncios no Google para Loja Virtual - Comece aqui

 

Escolher a melhor forma de fazer publicidade para o seu e-commerce pode ser um quebra-cabeças à parte. Você só queria montar uma loja virtual mas se pega envolvido em um bololô de necessidades técnicas-digitais que fazem muitos empreendedores pensarem em desistir ou pelo menos pôr fogo no computador. 

Quando se fala em publicidade a  cada dia surgem novas possibilidades, técnicas e ferramentas. São muitas opções e opiniões distintas (cuidados com os aventureiros do marketing digital que acabam desinformando e confundindo), entretanto, há mais de 20 anos os anúncios gráficos ainda dominam o borogodó.

A publicidade gráfica consiste em anúncios visuais, geralmente chamados de "banners", que podem ser vistos em sites, aplicativos e mídias sociais e podem vir na forma de texto, imagem, vídeo ou animação. A publicidade gráfica oferece uma entrada de funil mais larga, pois são mostradas a usuários que não procuram explicitamente por algo.

Sh3V9HiF3gy0paCEPOJj
 

Seu anúncio pode aparecer enquanto assistem a um vídeo sobre como fazer um bife wellington ou enquanto pesquisam hotéis. Devido à sua flexibilidade e alcance, a publicidade gráfica é uma ótima ferramenta para aumentar o reconhecimento da marca e, ao mesmo tempo, ser uma opção de publicidade relativamente barata.

 

Por onde começar? Pelo "Dono" da Internet, o  Mr Google!

 

Basicamente são duas as principais formas de fazer anúncios gráficos: Google Display Network (GDN) e Programmatic Advertising. 

Calma que não é complicado.

 

O que é o Google Display Network?

O Google Display Network faz parte da plataforma do Google Ads e permite que os usuários coloquem anúncios gráficos em uma rede de sites que suportam e distribuem a publicidade. Esta rede foi  criada para ajudar você a encontrar o público certo. Suas opções de segmentação permitem mostrar estrategicamente sua mensagem aos clientes em potencial no lugar certo e na hora certa. 

Como o Google é dono da Internet, seu anúncio pode aparecer em qualquer lugar, de um site a vídeos do YouTube ou Gmail. Segundo o Google, a Rede de Display atinge mais de 90% dos usuários globais da Internet, expandindo-se em 2 milhões de sites!

h4LjUB1G4MvteU5deNeP
 

Por meio da GDN, você pode segmentar públicos-alvo usando palavras-chave ou tópicos, pessoas com maior probabilidade de se interessar por seus produtos, ajudando-o a encontrar novos clientes em potencial. Você também pode usar dados, como listas de remarketing, para ajudar a envolver novamente as pessoas que visitaram seu site anteriormente. Mas eles também oferecem públicos-alvo in market e de afinidade. O público-alvo in market é baseado em usuários que podem estar pesquisando ou considerando ativamente produtos como específicos, como ingressos para uma peça de teatro. 

Como alternativa, o público-alvo de afinidade categoriza os usuários com base em suas paixões, hábitos e interesses de longo prazo, por exemplo, time de futebol ou hobby como jardinagem. Além disso, eles oferecem públicos-alvo semelhantes, o que leva a encontrar usuários com padrões de pesquisa semelhantes que ainda não podem se enquadrar no público-alvo no mercado ou de afinidade. Isso oferece aos anunciantes um grande pool para trabalhar ao definir um público-alvo. 

A segmentação automatizada ajuda você a obter mais conversões, encontrando públicos-alvo de alto desempenho com base nos públicos-alvo e na página de destino existentes. Ao otimizar automaticamente ao longo do tempo, o Google Ads pode aprender quais públicos-alvo funcionam para você. O lance automatizado ajusta automaticamente seu lance para ajudar você a atingir seu retorno do investimento. As campanhas de exibição inteligente combinam o melhor da segmentação automatizada, lances e peças criativas para maximizar suas conversões no Google Ads. 

No Google Display Network é possível configurar o público, localização e orçamento. Dentro dessas configurações, você pode determinar sua estratégia de lances. Dependendo do que você escolher, isso pode significar que você faça lances manuais para determinar o valor máximo a pagar por mil impressões ou permite que o Google controle os lances para obter o máximo de cliques ou conversões.


 

 

A GDN tem várias estratégias de lances disponíveis, incluindo custo por clique, custo por aquisição ou custo por mil impressões (CPM). Por outro lado, Programmatic Advertising permite apenas o CPM, e a maioria das listas de públicos-alvo de terceiros terá uma marcação no CPM para usar suas listas. A maioria dos DSPs exigirá um gasto mínimo de US $ 5 mil a US $ 10 mil por mês para explicar essa complexidade.

A criação de anúncios na GDN é parcialmente automatizada com anúncios responsivos. Para criá-los, basta inserir o texto do anúncio, adicionar suas imagens e logotipo, e o Google otimizará seus anúncios para melhorar o desempenho. Usuários novos e avançados se beneficiam de anúncios responsivos porque são exibidos como anúncios "nativos".  Você pode fazer o upload de anúncios como imagens em tamanhos diferentes ou HTML5. 

 

Lances

 

Para aumentar o impacto de uma configuração de segmentação específica, ajuste o lance para ela. Por exemplo, se a exibição do seu anúncio é particularmente importante para você mães de primeira viagem (pois você vende enxovais), use ajustes de lance para aumentar seu lance. É importante ser extremamente cuidadoso ao definir seu orçamento. Comece pequeno, com uma quantia com a qual você se sinta confortável em testar.

A criação de uma nova campanha de exibição tem tudo a ver com orçamentos. Por exemplo, se você tiver uma ótima lista de canais gerenciados, aloque mais do seu orçamento para essa campanha e separe os diferentes canais em seus próprios grupos de anúncios, para que você possa alocar mais dinheiro nos grupos de anúncios que contêm o canal, proporcionando o melhor retorno.

Quando a audiência certa é encontrada o  o céu passa a ser o limite. 

 

Quando os anúncios são exibidos

 

Embora os anúncios veiculados pela GDN possa alcançar pessoas quando elas já estão pesquisando bens ou serviços específicos, pode ajudar você a capturar a atenção de alguém no início do ciclo de compras. Você pode colocar seus anúncios na frente das pessoas antes que elas comecem a pesquisar o que você oferece, o que pode ser essencial para sua estratégia geral de publicidade. Você também pode lembrar às pessoas o que elas estão interessadas, como no caso de remarketing para pessoas que já visitaram seu site ou aplicativo. 


 

 

Alcance

 

"Alcance" é o número de 'impressões possíveis' que se encaixam nas suas configurações de segmentação. Geralmente, sempre que você adiciona uma nova camada de segmentação, você reduz ainda mais o alcance potencial de seus anúncios. Por exemplo, se você configurar a segmentação para mulheres que procuram ativamente comprar uma casa (ou seja, "Informações demográficas: sexo: feminino" "Público-alvo: no mercado: imóveis"), seus anúncios terão um alcance mais restrito do que se você segmentar todas as pessoas no mercado para imóveis.

No entanto, adicionar itens adicionais a um determinado tipo de segmentação ampliará seu alcance. Por exemplo, se você tem segmentação para São Paulo e adiciona a segmentação para Curitiba, seu alcance se expande. 

 

Remarketing

 

Para aqueles que não conhecem o remarketing, é basicamente quando você faz um cookie no seu site para que seus anúncios apareçam em vários sites. Funciona porque as pessoas para as quais seus anúncios aparecerão já demonstraram interesse genuíno em seus negócios (porque já visitaram o site).

O remarketing é usado para manter seus visitantes envolvidos, completando todo o círculo de engajamento. O remarketing é sempre uma boa estratégia. Seus CPAs geralmente são muito mais baixos, você mantém as pessoas envolvidas. É a melhor maneira de otimizar seus anúncios gráficos do Google. 

 

Métricas

 

Google Ads permite avaliar o desempenho de suas metas. Veja quais páginas da web exibem seus anúncios, quais anúncios geram mais cliques e quais sites oferecem mais valor pelo menor custo. 

 

Conclusão

 

O Google Display Network oferece uma maneira fácil e econômica de publicar seus  anúncios gráficos. Esta é a opção perfeita para pequenos e médios e-commerce com orçamentos menores e segmentação menos complexa. A plataforma fez um ótimo trabalho ao fornecer públicos de in market e de afinidade, além da capacidade de criar facilmente públicos de remarketing.

 

Você pode fazer as suas campanhas sozinho utilizando a plataforma Google mas se precisar de ajuda com isto, entre em contato conosco. O seu e-commerce é o nosso negócio!

 

Ao seu sucesso;

 

Webdesign e Tecnologia com foco em Comércio Eletrônico

Escritório

Rua Haddock Lobo, 595
C8RQ+P9
São Paulo - SP
CEP 01414-002
Brasil
Inscreva-se e fique sabendo antes as principais técnicas e ferramentas para desenvolver seu comércio eletrônico.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram