eikonikos consultoria

Woocommerce ou Shopify?

Woocommerce ou shopify

O comércio eletrônico cresce no Brasil a passos largos, e é estimado que em 2020 este salto seja ainda mais pronunciado. Quando um empreendedor começa a olhar para as opções de plataforma há diversas opções, como plataformas menores e que trazem uma solução única, como a problemática Gencomm.

woocomerce ou shopify?

A opção mais segura é ter uma loja e processar seus pagamentos em outra, desta maneira, você não fica refém de eventual má administração da plataforma.

Shopify vs WooCommerce: Qual é a melhor plataforma de comércio eletrônico para você?

Se você deseja começar no comércio eletrônico ou profissionalizar a sua "lojinha", já deve ter percebido que existem várias escolhas a serem feitas. Uma escolha crucial  é sobre a plataforma que você vai utilizar. Existem diversas opções no mercado mas a dúvida acaba caindo entre optar por Shopify ou WooCommerce. Praticamente 50% do e-commerce mundial utiliza uma dessas duas plataformas. Deve ser sem bons motivos, certo?

Mas quais são as diferenças entre plataformas de comércio eletrônico? É melhor escolher o Shopify ou o WooCommerce para o seu negócio?

A resposta está nos recursos que você acha que precisa para sua loja de comércio eletrônico. Depois de ter uma ideia clara do que você precisa e o que é melhor para o seu modelo de negócios específico, sua escolha se torna óbvia.

Ambas as plataformas são excelentes opções de comércio eletrônico que oferecem funcionalidades semelhantes. Mas qual delas tem mais recursos, é mais fácil, mais bonita visualmente, mais customizável, com melhor custo benefício? Qual plataforma atende às suas necessidades e vai te ajudar a bombar o seu e-commerce?

Sua escolha provavelmente dependerá das diferenças nos modelos e preços entre o WooCommerce e o Shopify.

O Shopify é fantástico para quem é iniciante no comércio eletrônico ou para quem deseja uma solução pronta para uso.

O WooCommerce é perfeito para quem deseja controle total sobre sua loja eletrônica e também quer o poder do WordPress.

Aqui na eikonikos nós utilizamos ambas e apesar de esclarecermos os prós e contras de cada uma, a decisão final é sua.

Este artigo é para te ajudar a acabar de vez com as suas dúvidas.

WooCommerce vs Shopify: uma visão geral

O WordPress é um CMS de código acessível projetado para publicação de conteúdo. Lançado em 2011, o WooCommerce é um plug-in de comércio eletrônico gratuito para WordPress que transforma seu site em uma poderosa loja de comércio eletrônico.

De acordo com a BuiltWith, mais de 3,8 milhões de sites usam o WooCommerce, tornando-a a plataforma mais popular no setor de comércio eletrônico. Um êxito devido à facilidade de uso, recursos avançados e opções de personalização ilimitadas.

O Shopify é um pouco mais antigo que o WooCommerce (foi lançado em 2004). Essa plataforma de origem canadense possui mais de 1 milhão de comerciantes e oferece uma série de recursos atualizados, graças às atualizações regulares.

Ao contrário do WooCommerce, o Shopify é uma plataforma proprietária paga (assinatura mensal + comissão sobre vendas). É uma plataforma altamente intuitiva e é considerada a referência para a qual todas as outras plataformas do setor de comércio eletrônico são comparadas hoje.

O Shopify é uma solução completa que permite criar uma loja on-line, gerenciar seus produtos e processar pagamentos usando um único serviço.Com o Shopify, você pode vender todos os tipos de produtos, incluindo itens físicos, downloads digitais, produtos enviados diretamente e até serviços. Se você possui uma loja física, pode integrá-la à sua loja Shopify graças aos seus dispositivos de ponto de venda.

Se você é novo no comércio eletrônico ou simplesmente deseja uma solução simples e pronta para usar, o Shopify é certamente uma opção sólida.

O WooCommerce é uma solução de código aberto , e permite que você administre uma loja online usando a plataforma WordPress que muitos conhecem e adoram. Para entender o WooCommerce, você precisa entender o WordPress. Esta plataforma de criação de sites de código aberto é extremamente popular, tão popular que estima-se que o movimente 28,9% da Internet, incluindo alguns dos maiores sites do mercado.

No entanto, ela não foi construído especificamente com o comércio eletrônico em mente. Em vez disso, ele foi projetado para ser uma solução completa para criar e gerenciar conteúdo com um site dinâmico. Parte do motivo pelo qual o WordPress é um CMS tão popular é porque ele possui um extenso ecossistema de complementos chamados plugins. Esses plug-ins estendem a funcionalidade do WordPress de maneiras novas e interessantes, permitindo que ele faça muito mais do que apenas publicar postagens no blog.

É aí que entra o WooCommerce. Este plug-in do WordPress que adiciona uma série de recursos de comércio eletrônico a qualquer site do WordPress, incluindo itens como carrinho de compras, páginas de produtos, gerenciamento de inventário etc.

Aqui está o que você precisa saber:

O painel do Shopify facilita o entendimento da atuação do seu estabelecimento, bem como dos problemas que você precisa conhecer. Também é fácil ajustar configurações como remessa, impostos, recepção de novos pedidos, devolução e muito mais.

Por exemplo, caso você adicione um produto à sua loja do Shopify, todas as opções estão disponíveis em um único painel para que você não precise visitar vários pontos no seu painel ao adicionar novos produtos. Isso significa que você não precisa procurar em vários lugares todas as coisas que precisam ser incluídas (descrição, especificações, remessa etc.) ao lançar novos produtos no mercado.

Se a tecnologia lhe intimida, o Shopify faz tudo o que pode para facilitar as coisas.

SUPORTE AO CLIENTE

Como o Shopify quer ser uma solução completa, eles fazem grandes esforços para oferecer atendimento ao cliente de primeira classe. Você pode entrar em contato com um especialista em atendimento ao cliente a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, por telefone, email ou chat ao vivo.

Eles também têm uma extensa base de conhecimento que contém soluções para muitos dos problemas mais comuns.

Se você está preocupado em ficar preso ou encontrar um problema, o Shopify quer tranqüilizar sua mente.

SHOPIFY SEO

Práticas básicas de SEO, como metadados e cópia do site, não são problema no Shopify. Supondo que você esteja adicionando descrições suficientes para produtos, cópia da página inicial e outros itens relacionados ao SEO, tudo bem.

E quando se trata de design, os temas do Shopify têm uma reputação de código limpo e estruturas de vinculação naturais, importantes para os rankings de pesquisa.

Como as lojas do Shopify estão hospedadas em sua enorme infraestrutura, as páginas são carregadas rapidamente, o que é outro elemento importante para o SEO.

A única desvantagem é que, se você deseja adicionar um blog, ele precisa ser hospedado em terceiros como o WordPress.

WooCommerce

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE WOOCOMMERCE

Agora que você tem uma ideia sólida do Shopify, vamos explorar o WooCommerce. Este plugin oferece as mesmas funções do Shopify com uma vantagem importante: controle.

Como as lojas do Shopify são construídas na plataforma do Shopify, você é limitado no que pode fazer. Você está limitado aos temas e às opções de venda. Com o WooCommerce, por outro lado, suas opções são quase ilimitadas porque você está construindo na plataforma WordPress, que possui milhares de temas e plugins, os quais podem aprimorar sua loja.

Com o Shopify, você não é o proprietário do seu site. Você obtém seu próprio URL e economiza a taxa de hospedagem, mas está restrito apenas ao que o Shopify permite. Essa abordagem direta funciona bem para iniciantes em comércio eletrônico (e empreendedores preguiçosos), mas não para aqueles que preferem uma abordagem prática.

Por outro lado, o WordPress e seu plugin de comércio eletrônico são ferramentas para facilitar a construção de seu próprio site. Você tem muito mais opções, vastas bibliotecas de plug-ins para personalizar seu site e mais controle em geral - especialmente no que diz respeito ao design do site, que discutiremos abaixo.

Pense assim: você está construindo uma casa e precisa escolher entre duas equipes de construção. Um permite que você projete os planos da maneira que desejar, mas o outro vem com um arquiteto rígido que diz o que você pode ou não fazer.

OPÇÕES DE PROJETO

O WooCommerce foi projetado para funcionar com a maioria dos temas do WordPress, o que significa que a suas opções de design são essencialmente infinitas. Existem muitos temas gratuitos disponíveis e milhares de temas premium de alta qualidade para você escolher. Se você já tem um site WordPress e um tema que você gosta, o plugin de comércio eletrônico provavelmente pode trabalhar com ele. Se você está apenas começando, escolha um tema que anuncia a compatibilidade do WooCommerce para garantir que todos os seus recursos de comércio eletrônico sejam exibidos corretamente.

Existem temas criados especificamente para o comércio eletrônico. Portanto, se você estiver com problemas para selecionar um tema, sempre será uma opção sólida. O Storefront Theme é o tema oficial do WooCommerce e é uma ótima opção para sua loja de comércio eletrônico.

Embora o Shopify tenha uma variedade impressionante de temas, o WooCommerce pode ser incorporado a qualquer tema do WordPress, além de sua própria biblioteca. Isso oferece muito mais variedade, não apenas no design do modelo, mas nos recursos do site.

Pense nisso. Com o WooCommerce, você pode integrar qualquer plugin do WordPress ao seu site de comércio eletrônico. Isso cria uma seleção quase infinita de possibilidades.

Obviamente, isso significa que você precisa dedicar mais tempo à criação do seu site, e nem todos os plug-ins são gratuitos. A maioria dos temas do Shopify é bem projetada e, se você não deseja mexer com o design, o Shopify pode ser uma opção melhor.

Melhor plataforma única para executar sites de comércio eletrônico e afiliados sob o mesmo teto. Design e temas impressionantes, com recursos suficientes para vender e integrações para automação de marketing.

OPÇÕES DE PREÇOS

O WooCommerce e o WordPress são gratuitos. No entanto, você precisará comprar algumas coisas, como hospedagem na web, um nome de domínio, um tema (se você escolher um premium) e quaisquer plugins premium que você possa usar.

Além disso, você precisará levar em consideração as taxas de transação do seu gateway de pagamento. Felizmente, eles só entrarão em vigor quando você fizer uma venda.

Quando se trata de preço, o plugin é, pelo menos inicialmente, a alternativa mais barata. No entanto, se você começar a comprar temas e plugins premium, seus custos subirão. Dependendo do plano do Shopify, você pode acabar pagando aproximadamente o mesmo valor.

CARACTERÍSTICAS

O WooCommerce pode fazer qualquer coisa que o Shopify possa fazer, e mais ainda. Embora ele não tenha necessariamente todos os recursos que o Shopify possui, você pode ter certeza de que alguém desenvolveu um plug-in para qualquer recurso necessário e provavelmente haverá várias opções diferentes para escolher. Você encontrará plug-ins para tudo, desde a funcionalidade de carrinho abandonado ao gerenciamento de inventário. Você pode ajustar sua página de checkout e adicionar recursos sofisticados de automação de marketing. Se houver necessidade, há um plug-in. Caso você precise de alguma funcionalidade muito específica e não exista um plug-in, você descobrirá que há um oceano de desenvolvedores experientes do WordPress que ficaria feliz em criar esse plug-in para você.

Se você deseja vender no Facebook, implementar marketing por email ou estudar o comportamento de seus clientes, o WooCommerce pode fazê-lo.

Aqui está o que você obterá com o WooCommerce:
  • Centenas de plugins
  • Executa fora do seu tema WordPress
  • Pagamentos via PayPal e Stripe integrados
  • Taxas e impostos de envio ajustáveis
  • Controle completo sobre seu site e seus dados
  • Extensões de anúncio do Facebook e lojas do Facebook
  • Categorias e produtos ilimitados
  • Controle de inventário
  • Estrutura otimizada para celular

O WooCommerce faz muito de imediato e é grátis. Os principais recursos gratuitos são muito semelhantes aos planos pagos do Shopify. Isso pode parecer uma opção muito mais acessível, e pode ser muito bem, mas você deve estar ciente do fato de que, para obter recursos avançados de comércio eletrônico, você pode comprar plug-ins pagos.

FÁCIL DE USAR

Depois de concluir as etapas iniciais de configuração de um site WordPress, trabalhar com o WooCommerce é tão fácil quanto trabalhar com o Shopify.

A configuração inicial não é difícil, mas demora um pouco mais que a outra e envolve alguns pequenos detalhes técnicos. Se você se sentir desconfortável com relação à tecnologia, poderá ter problemas nesta etapa, mas não é realmente difícil.

Para iniciar o WooCommerce, você precisa:

  1. Compre seu nome de domínio.
  2. Compre hospedagem na web.
  3. Instale o WordPress.
  4. Instale o plugin WooCommerce.
  5. Instale quaisquer plugins adicionais necessários.

Se isso o intimida, existem empresas de hospedagem especializadas em WordPress que cuidam de tudo para você. Algumas empresas ainda têm opções de instalação de WordPress e WooCommerce com um clique, o que significa que você pode colocar sua loja em funcionamento com o mínimo de trabalho técnico.

Assim que seu site e estiver funcionando, você será direcionado a um assistente de configuração. Isso ajudará você a configurar itens como configurações de moeda, opções de envio, gateways de pagamento e muito mais.

E, como o Shopify, o WooCommerce facilita a adição de novos produtos. Geralmente, isso pode ser feito com alguns cliques, o que significa que você não precisa gastar horas tentando inserir novos produtos em sua loja de comércio eletrônico.

APOIO, SUPORTE

Uma desvantagem do WooCommerce é que, diferentemente do Shopify, o WooCommerce não possui uma equipe que a possa ajudar ou central de suporte ao cliente. No entanto, isso não significa que você não encontre soluções para seus problemas.

Como o WooCommerce é um plugin do WordPress, você pode obter suporte em seus fóruns ou criando uma conta gratuita no WooCommerce.com.

Além disso, como o WordPress e o WooCommerce são de código aberto, os desenvolvedores que criam os temas e plugins estão disponíveis para suporte, se você tiver algum problema.

WOOCOMMERCE SEO

Essa é uma maneira pela qual o WooCommerce supera significativamente o Shopify. Sem dúvida, o WordPress é a melhor plataforma para blogs, o que lhe confere uma vantagem significativa para o SEO. De fato, não é incomum os sites do Shopify hospedarem seus blogs externamente no WordPress. Usar um site WooCommerce no WordPress significa consolidar esses dois segmentos cruciais da mesma marca.

Os recursos de blog do WordPress englobam um CMS abrangente para gerenciamento de conteúdo e preocupações específicas de SEO, como metadados. Novamente, um bom SEO exige esforço, mas com o plugin de e-commerce do

Se você escreve um excelente conteúdo do blog para as palavras-chave corretas, pode aparecer na primeira página do Google em pesquisas específicas, o que pode gerar uma enorme quantidade de vendas de comércio eletrônico.

Então, quem você deve escolher?

Por fim, a escolha entre o Shopify e o WordPress se resume ao que deseja da sua loja de comércio eletrônico.

Vamos dividir assim:

Você deve usar o Shopify…

  • Se você não tem um site e deseja que uma loja de comércio eletrônico funcione o mais rápido possível com o mínimo esforço.
  • Se você não se importa em pagar uma taxa por todos os recursos, mesmo que não precise de todos eles.
  • Se você não se importa com o lado tecnológico da sua plataforma de comércio eletrônico e deseja que ele funcione bem e tenha uma boa aparência.
  • Se você não se sente à vontade para configurar o WordPress e não deseja pagar ninguém para configurar sua loja para você.
  • Se você deseja uma abordagem chave na mão, onde tudo que precisa fazer é se inscrever e seguir algumas instruções simples.
  • Se você acha que vai depender muito do suporte ao cliente.

ESCOLHER WOOCOMMERCE SE…

O WooCommerce é uma plataforma que tira proveito da plataforma WordPress extremamente popular e poderosa. Por esse motivo, você obtém acesso a milhares de temas e plug-ins que podem realmente fazer sua loja de comércio eletrônico brilhar.

Em termos de comércio eletrônico, o WooCommerce pode fazer tudo o que o Shopify pode, incluindo cupons, frete, impostos e muito mais. Você também tem significativamente mais opções de SEO à sua disposição com o WooCommerce.

Uma preocupação importante a considerar no WooCommerce, com a qual você não precisa se preocupar com o Shopify, é escolher o provedor de hospedagem certo para o seu site. O Shopify lida com isso para você, mas você deve ter certeza de encontrar um host WordPress experiente que esteja familiarizado com as necessidades técnicas, de segurança e de manutenção exclusivas dos sites WordPress. No mundo da hospedagem na web, você geralmente recebe o que paga, por isso não negocia algo tão importante quanto a hospedagem de comércio eletrônico.

Você deve usar o WooCommerce…

  • Se você deseja controle total da sua loja de comércio eletrônico.
  • Se você melhorar sua loja com milhares de designs e plugins de sites.
  • Se você pode lidar com o trabalho técnico necessário antecipadamente para colocar seu site em funcionamento.
  • Se você é uma daquelas pessoas que gosta de fazer tudo por conta própria.
  • Se você tiver um orçamento menor.
  • Se você já possui um site WordPress e deseja construir sua loja em cima dele.
  • Se você já possui um site WordPress e não deseja adicionar o custo adicional do Shopify.
  • Se você pode sobreviver sem suporte ao cliente 24/7.

WooCommerce vs Shopify: Perguntas frequentes

Qual plataforma é mais escalável, WooCommerce vs Shopify?

O WooCommerce é mais escalável a longo prazo, porque você tem o controle e a personalização finais do seu site. No entanto, pode ser mais caro que o Shopify. O Shopify é extremamente escalável, com uma escolha de planos e aplicativos para impulsionar o crescimento, mas é mais estruturado em seus recursos.

Plataformas como o Shopify trazer a facilidade de uso, enquanto plataformas como o plugin do WordPress para e-commerce permite melhor controle de integrações, de pagamento, e que monte uma loja de e-commerce exatamente como deseja. Lembre-se que o e-commerce irá crescer ainda muito em 2020. Montar uma loja pode ser uma decisão sábia para desenvolver o seu negócio.

Quem tem aplicativos melhores?

Tecnicamente, o WooCommerce tem uma gama mais ampla de plug-ins que o Shopify, mas eles não são todos confiáveis. O Shopify possui mais de 2.200 aplicativos em sua App Store, e você tem a garantia de que todos são compatíveis com o seu site - além de serem seguros para instalar.

O único porém com o Shopify é que os preços dos plugins podem encarecer bastante o custo de manutenção da loja. Ainda que no Shopify seja previsível o quanto irá ter que dispor de pagamento mensal, a plataforma de e-commerce do WordPress permite um melhor perfil de investimento.

Você pode migrar sua loja entre o Shopify e o WooCommerce?

Sim! Você pode migrar seu site do WooCommerce para o Shopify e vice-versa. Embora a troca possa não ser ideal, não é impossível - você pode até automatizar todo o processo, o que ajudará a evitar dores de cabeça.

Você pode usar o WooCommerce ou o Shopify gratuitamente?

Você pode experimentar o Shopify gratuitamente por 14 dias, mas precisará se inscrever em um plano pago. O WooCommerce é gratuito, mas você ainda gasta dinheiro com hospedagem, segurança, domínios e muito mais - portanto, faça um orçamento para o que escolher.

É possível assinar o Shopify com nosso link e testar o aplicativo por 14 Dias. Além disto, o Shopify permite integrações fáceis com diversos meios de pagamento

Formas de Pagamento aceitas

Tanto o Shopify quanto o plugin para o seu e-commerce permitem a integração de pagamento com diversas plataformas, que torna uma loja mais atrativa para o cliente.

Vamos falar sobre preços.

Quanto custam o WooCommerce e o Shopify?

Com o Shopify você tem preços definidos para o seu e-commerce , enquanto o WooCommerce este preço depende desta série de fatores. Os preços do Shopify variam de US $ 29 a US $ 299 por mês. Você desbloqueia recursos mais avançados, como relatórios profissionais, ao assinar um plano superior (e mais caro). O WooCommerce é gratuito, mas possui custos extras, incluindo hospedagem, nome de domínio e segurança.

Sabemos que essa é uma das perguntas mais importantes em qualquer comparação entre WooCommerce e Shopify.

O difícil é que não há maneira fácil de escolher um vencedor. Ambos têm modelos de preços muito diferentes. O preço do Shopify é muito mais claro. Com o Shopify, aquilo que você vê é o que você paga.

Vamos dar uma olhada nos três principais planos do Shopify e quanto eles custam:

Além de aplicativos ou temas premium que é possível comprar, é isso que inclui sua fatura mensal. Sem extras escondidos, sem surpresas desagradáveis. O Shopify é uma plataforma de comércio eletrônico pronta para uso pronta para uso . O shopify torna fácil prever o quanto será necessário investir no seu comércio eletrônico.

Você pode economizar dinheiro com o Shopify assinando um plano anual ou mesmo de dois anos.

Não importa quanto tempo você se inscreva, você ainda recebe a mesma quantidade de recursos pelo seu dinheiro. A partir de US $ 29 / mês, você obtém tudo o que precisa para administrar uma loja de comércio eletrônico em pleno funcionamento!

Como o WooCommerce é executado no WordPress, que é uma plataforma auto-hospedada, você terá que pagar pela hospedagem separadamente. Se você precisa de hospedagem para um comércio eletrônico, é importante que utilize uma hospedagem de qualidade, com certificado de segurança incluso e com um servidor otimizado para comércio eletrônico, como o que oferecemos para nossos clientes aqui na Eikonikos.

Honestamente, WooCommerce e Shopify são opções excelentes para a construção de sua loja de comércio eletrônico. Se você já conhece o WordPress, pode achar a curva de aprendizado no WooCommerce mais agradável do que aprender os meandros de um CMS completamente novo, como o Shopify.

Qualquer que seja a sua escolha, o resultado final ainda será uma loja de comércio eletrônico totalmente funcional que pode aceitar pagamentos e processar pedidos.

Portanto, a verdadeira questão é: "O que está esperando?" Devo escolher o Shopify ou o Woocommerce?

O mundo precisa de outra Amazon. Vá criar a sua!

Use nosso link de crédito para o Shopify ? https://rplg.co/c21ffdc0

e teste este e-commerce gratuitamente por 14 dias.

Webdesign e Tecnologia com foco em Comércio Eletrônico

Escritório

Rua Haddock Lobo, 595
C8RQ+P9
São Paulo - SP
CEP 01414-002
Brasil
Inscreva-se e fique sabendo antes as principais técnicas e ferramentas para desenvolver seu comércio eletrônico.
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram